Seja encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece.
Além disso, pague somente quando eles clicarem para visitar seu site ou ligarem para sua empresa.
A otimização das ferramentas de busca é super simples com a Global Agência Digital.
Em um curto espaço de tempo, você completa os primeiros passos.
Melhore a sua colocação a partir de agora e otimize seu site constantemente.
As análises e ferramentas de monitoramento ajudam você a manter seu site aonde ele merece estar: no topo!
Como funciona o Google ADS?
Google ADS (antigo Adwords) é um serviço de publicidade online do principal mecanismo de buscas na internet.
Trata-se de uma plataforma que posiciona um anúncio como link patrocinado em resposta a uma busca na internet, seja ela realizada por computadores ou smartphones.
Funciona a partir da pesquisa de palavras-chave, da mesma forma que uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization.
Mas, ao contrário dele, figurar entre as sugestões apresentadas no topo do buscador ocorre através de mídia paga.
Ou seja, você precisa investir no Adwords para se destacar no Google.
Por outro lado, tem a certeza de que isso vai ocorrer para as palavras-chave que você determinar.
É uma garantia com a qual não conta no trabalho orgânico, por exemplo.
Mas não pense que esse menor esforço se torna inviável em razão do aspecto financeiro.
Anunciar no Google Adwords é mais barato do que imagina.
Em primeiro lugar, a cobrança ocorre no sistema de CPC, ou Custo Por Clique.
Na prática, o anunciante só paga quando há alguma interação do visitante com o seu negócio.
Não há cobrança apenas pela exibição simples do anúncio.
Seu link será exibido junto a uma pequena caixa verde que traz o termo “anúncio”, identificando ao usuário se tratar de uma publicidade.
Ele até pode anotar dados sobre a sua empresa naquele momento, mas, se não clicar no link que remete ao site ou no botão de “ligar”, por exemplo, você não será cobrado.
Essa é uma das características que tornam o investimento no Google Adwords mais atrativo.
Logo a seguir, vamos falar de outras vantagens que ele apresenta.
Antes, porém, iremos apresentar outros formatos de anúncios que a plataforma oferece a você.
Formatos de anúncios no Google Adwords
O conceito do Google Adwords ficou claro?
Agora, é interessante saber que sua campanha pode ser divulgada não apenas a partir da presença nos resultados de busca.
Veja os quatro formatos com os quais é possível trabalhar seu anúncio:
Textos: o formato tradicional, posicionando seus produtos e serviços como sugestão a uma busca específica do usuário
Gráficos: publicidade gráfica pode aparecer nas próprias pesquisas do Google, em banners, aplicativos e no Gmail, que é o serviço de e-mail do Google
Vídeos: anúncios em vídeos são exibidos no YouTube e em sites parceiros, permitindo segmentar a audiência
Aplicativos: o próprio Google ajuda a identificar o perfil de usuário ideal para escolher em quais apps seu anúncio vai aparecer.
Fique ligado, pois, ainda neste artigo, vamos explicar em detalhes o funcionamento do Google Adwords em cada uma de suas variações de formato.
Vantagens do Google Adwords
Chegou o momento de detalharmos tudo aquilo que o Google Adwords pode fazer pela sua campanha de marketing.
Você provavelmente já identificou boas razões para apostar nessa estratégia de anúncios, mas permita-se saber mais.
Como vai ver agora, o serviço de publicidade oferece uma série de vantagens interessantes.
Poder de segmentação
Quem faz pesquisas na internet, certamente já teve interesse em uma resposta oferecida pelo Google Adwords.
E isso se dá em boa parte devido ao grande poder de segmentação.
Para começar, o que aparece para o usuário é resultado de uma pesquisa específica dele, somada a uma necessidade identificada pelo seu histórico de navegação.
Se ele está em busca de um produto ou serviço que a sua empresa oferece, verá seu anúncio exibido como destaque ao realizar a pesquisa.
Também é possível determinar um tópico específico, o que ajuda a plataforma a posicionar sua mídia em sites relacionados a ele.
Outra forma de segmentação interessante se dá pela definição de público-alvo.
Você sabe quem são suas personas?
Então, quando elas estiverem navegando, consumindo textos, vídeos e usando apps, podem ser apresentadas à sua campanha em todos esses canais.
Através do Google Adwords, é claro.
Outras formas de segmentação incluem tipos de sites nos quais os anúncios serão exibidos (como blogs), idade, local e idioma do usuário que se deseja atingir, dias e horários para as divulgações e mesmo o tipo de dispositivo nos quais sua mídia vai aparecer.
Com todos esses ajustes, fica muito mais fácil entregar a sua mensagem ao público certo no momento exato.
Controle de investimento
Como já explicado anteriormente, a cobrança no Google Adwords pode ocorrer com base no CPC.
Dessa forma, você só terá custos com a campanha se houver alguma interação por parte do usuário.
Além disso, também pode determinar um limite de gastos.
Essa definição permite impor restrições de orçamento diárias, mensais ou por campanha.
Mas se o formato de CPC não lhe agradar, pode escolher outra forma de investimento na plataforma.
O Adwords possibilita a cobrança por CPM (a cada mil impressões de página) ou apenas nos casos em que ocorrer uma real conversão no site.
Ou seja, se o usuário clica, visita sua página, mas sai dela sem tomar uma ação, você também não é cobrado.
Avaliação de ROI
Um dos principais desafios de toda estratégia de marketing é contar com elementos para mensurar seus resultados.
O gestor da campanha precisa disso para saber se o orçamento está sendo bem utilizado.
Não por acaso, aí está uma das grandes vantagens do Google Adwords.
Todos os formatos de anúncios fornecem informações detalhadas sobre o seu desempenho.
Por exemplo, o número de impressões, de cliques e de conversões no site.
Com base nesses dados, pode identificar quais anúncios estão tendo um maior ou menor ROI (Retorno sobre o Investimento).
É uma plataforma perfeita para fazer os chamados testes A/B, identificando os pontos fortes da sua campanha.
Custo
Faça um orçamento para anunciar em grandes portais.
Depois, compare com o investimento necessário para criar uma campanha de sucesso no Google Adwords.
A comparação chega a ser injusta.
É muito mais barato apostar na estratégia de links patrocinados.
Isso sem falar na imensa dificuldade de conhecer o ROI da publicidade em mídia tradicional, como TV, rádio, jornais e outdoor.
É claro que há determinadas palavras-chave que exigem um investimento maior, dada a concorrência crescente.
No entanto, ainda assim, não apenas o custo é menor, como a relação custo-benefício é melhor no Google Adwords.
Como funciona o Google ADS?
O Google ADS funciona de forma bastante simples, permitindo ajustes de configuração que elevam o potencial de acerto e sucesso da campanha.
Anúncios em texto, gráfico, vídeo e em aplicativos são os formatos praticados.
Sobre isso, já falamos um pouco anteriormente.
Agora, então, vamos detalhar como cada um deles pode contribuir com a sua estratégia.
Rede de Pesquisa
A chamada Rede de Pesquisa integra os sites nos quais a sua campanha textual do Google Adwords será exibida.
É isso mesmo: seus links patrocinados não aparecem apenas como resultado de pesquisas realizadas no próprio buscador.
Além dele, outros sites da empresa Google, como Google Play e Google Shopping, são alvo de seus anúncios.
E fica ainda mais interessante, já que grandes portais parceiros também exibem a sua mídia.
Entre eles, Terra e Uol.
Por fim, a rede se completa com os afiliados do Google Adsense, que são sites menores com mecanismos de busca em suas próprias páginas.
Como as possibilidades da Rede de Pesquisa são muitas, não faltam opções para uma segmentação ainda mais eficaz da sua campanha.
Rede de Display
A Rede de Display é outra forma de ampliar o alcance de anúncios no Google Adwords.
Ela inclui campanhas gráficas, como em banners de formatos variados, que são exibidos em sites relevantes para a solução que você quer divulgar, seja um produto, serviço ou marca.
O mais interessante é que a rede permite que sua mídia tenha contato com pessoas que provavelmente já estão interessadas no que ela oferece.
Isso tende a tornar a taxa de conversão mais atrativa.
O alcance da Rede de Display é considerável.
Ela envolve sites de segmentos variados, além de canais do próprio Google, como Gmail, YouTube, Blogger e Google Finance.
Também aplicativos para dispositivos móveis fazem parte dela.
Importante destacar ainda que, além dos gráficos, você pode criar anúncios na Rede de Display com recursos interativos, em vídeo e também textos.
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